Trilhas e Passeios
Carla Vilhena
24 jun 2016


No post anterior, falei das trilhas e passeios ecológicos, como sendo uma ótima alternativa para você se divertir enquanto faz exercícios quase sem perceber. Vou então compartilhar com vocês alguns passeios que descobri nas últimas férias de verão, e outros que frequento já há muito tempo.

Passeios em São Paulo…

Algumas das trilhas são até dentro das cidades. Em São Paulo, há trilhas nos parques ecológicos como o do Tietê, o Villa-Lobos, super convidativos para esportes, e até algumas com grau de dificuldade mais intenso e que precisam de guias, como as da região sul da cidade, em Parelheiros, já quase na Serra do Mar. Na grande SP há muitos locais com passeios em meio à mata (veja o post de Paranapiacaba).

… e no Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, mar e montanha convidam ao exercício. Descobri lá, há pouco tempo, duas belas subidas, para quem quer ver a paisagem do alto: uma, um pouco mais puxada, que sai da pista de caminhada Cláudio Coutinho, na praia Vermelha, e vai até o morro da Urca, aquele do bondinho;20160326_105846

e outra, mais fácil, que começa no Forte do Leme e vai até o topo do morro, de onde se pode ver a entrada da Baía de Guanabara e a praia de Copacabana. 20160527_124713Procure saber na sua cidade onde você pode encontrar esse tipo de passeio.

carla-vilhena-bike

Bicicleta

Adoro passear de bicicleta, tanto na cidade como pelas estradinhas de terra em meio a fazendas, no interior. Procure antes saber se é permitido, se não é propriedade particular e se não há animais soltos na área… ou você pode acabar participando involuntariamente de uma tourada.

Agora as férias.

Parati

Em algumas localidades aonde fomos em janeiro, como Parati, no litoral sul do Rio de Janeiro, o passeio na própria cidade é a pé. Bote um tênis ou um chinelo de borracha e curta as pedras do pavimento, cortadas irregularmente e que derrubam qualquer pretensão à elegância de sapatos ou sandálias de salto.

parati-carla-vilhena

Vale a pena. A cidade colonial está bem preservada e conta com restaurantes e pousadas de ótima qualidade. Ops, não era pra falar em comida…

Trindade

Ao lado de Parati tem a praia de Trindade, uma das mais bonitas que já vi. Pedras enormes ocupando a areia e a serra do Mar formando um paredão rente à praia.DSCN0967

Tem até riozinho que vem da mata e deságua na areia.20160124_112744

 

Cheguei num dia de semana e fiquei encantada com aquele paraíso. A ilusão se desfez quando, no fim de semana, o paraíso recebeu muito mais visitantes do que conseguia conter. O lugar só conta com uma rua espremida entre a praia e a serra. Ficou completamente engarrafado e intransitável. As trilhas foram inviabilizadas pela quantidade enorme de gente pra todo lado. Portanto, vá a Trindade, mas não no fim de semana – nem na alta temporada.

Maringá, Mauá e Maromba

Por fim, levei a criançada para uma aventura na montanha, perto de Resende, no estado do Rio de Janeiro. As vilas de Maringá, Mauá e Maromba são antigos redutos hippies. Eram quase inacessíveis pela má qualidade das estradas. Hoje têm estradas quase completamente asfaltadas. Fomos numa época de muita chuva, por isso não conseguimos entrar nas cachoeiras, que estavam cheias demais e perigosas. Mas as trilhas de subida das cachoeiras são tão lindas, que compensaram a falta do banho de rio.20160120_143424

Me senti caminhando num lugar mágico, quase esotérico. Parecia que ia surgir uma ninfa ou um duende com um pote de ouro em meio àquelas paisagens inacreditáveis. Veja nas fotos se eu não tenho razão. Infelizmente, choveu o tempo todo. Tive que ficar com essas galochas e capa de chuva para não perder o passeio. Não repare. Fiquei bem ridícula.20160120_134827

Enfim, terminamos nossas miniférias com a sensação de que aproveitamos ao máximo os lugares, de forma simples e sem grandes despesas. Passeamos de carro, fizemos nosso próprio horário e roteiro, sem pressão de ter que fazer reservas de avião e hotel. E, principalmente, convivemos muito mais de perto com os filhos sem a concorrência da internet… mas essa deve ter sido a parte de que eles NÃO gostaram.









4 comentários


///////////////

  1. Pingback:Bicicleta, diversão e exercício sobre rodas! - Carla Vilhena

  2. Pingback:Escolha a vida saudável. Movimente-se! - Carla Vilhena

  3. Maurício Miranda

    Muito legal, alguns lugares como Para ty e Trindade eu visitei…
    Mas no Rio, eu vou nessa da Urca. Gostei da idéia!
    Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos para você:

///////////////