Organização. Será que dou conta?
Carla Vilhena
10 jun 2016


Mulher, mãe, profissional, esposa…

É muito comum em entrevistas o  repórter me perguntar como consigo conciliar a organização da vida profissional  com a pessoal, cuidar da casa, marido, filhos, etc.

A pergunta é fácil, mas a resposta é difícil. Acho que a que mais se aproxima da verdade é… NÃO SEI.

Trabalho na principal emissora de televisão do país, uma das maiores do mundo.  Portanto, acho que posso fazer uma comparação com a Fórmula Um.  Os melhores pilotos do mundo, ao volante dos carros mais possantes e preparados, disputando milésimos de segundo. Não  há  a menor possibilidade de erro (imagine a repercussão de um erro no Fantástico?)

12294830_845806952184137_6742921426269019316_n

(Reportagem sobre o encontro de Roberto Carlos e Emerson Fittipaldi. Veja aqui.)

Achou pouca pressão? Imagine então se essa mesma pessoa (eu) chega em casa e encontra os três filhos com questões na escola, doentes, insatisfeitos com alguma amizade ou  querendo simplesmente conversar. Meus filhos são assim: quando chego, todos disputam seu  lote de atenção para contar um pouco de seus anseios e problemas.  Quando eles eram pequenos, sabiam a que horas eu chegaria e também que eu iria ao banheiro imediatamente ao entrar em casa. Então eles me esperavam… dentro do banheiro!

E há ainda o marido. Ser homem é não ter que se preocupar com unha, depilação, cabelo, maquiagem, tratamento de pele… no máximo um banho, fazer a barba e, num passe de mágica, ele está pronto.  E também quer atenção.

Acrescento a empregada, a faxineira, o zelador do condomínio, as compras do supermercado, do açougue, lavanderia, farmácia… Socorro!

Como conciliar tudo?

Pois bem, aqui vai então o meu segredo: organização e foco. Organização é fundamental para se cumprir tarefas no menor espaço de tempo. E foco, para que você não se disperse e termine o dia sem realizar nada.

Quantas vezes você já passou o dia andando de um lado para o outro, sem descanso, e no final descobriu que não fez nada do que precisava?

Carla_049Portanto, vamos começar por uma lista. A boa e velha lista, no papel mesmo. Marque todas as tarefas que você precisa cumprir. Das mais antigas até aquelas inadiáveis. Preencha todo o papel.

Lista-de-tarefas-04

Agora, planeje seu dia. Comece pelas coisas mais urgentes: contas a pagar, por exemplo. Faça um roteiro com o trajeto e o horário. Se você precisa fazer compras, veja se o sapateiro ou a farmácia não ficam na mesma direção. Planeje até mesmo o que dá pra fazer na ida e na volta, para que você não fique dando voltas inúteis com o carro ou o transporte.

Estabeleça metas, como fazer três tarefas antes da hora do almoço, se você for trabalhar de tarde.

Acorde mais cedo para a ginástica.

Eu prefiro malhar cedo e considerar aquilo um “dever cumprido”.

Esqueça a visita sem motivo ao shopping. Você vai economizar dinheiro e tempo. Somente entre num shopping se você tiver várias coisas para resolver lá ao mesmo tempo (e não se perca nas vitrines!)

Marque cabelo, unha e depilação no salão no mesmo dia. As profissionais são especialistas em fazer o que eu chamo de “pit-stop” (mais uma analogia com a F-1)!  Duas manicures podem fazer seus pés e mãos ao mesmo tempo. Já consegui até depilar meia perna em pleno salão, enquanto fazia a escova!

Carla_004

Faça o possível e o impossível para terminar tudo antes do jantar. Assim, você terá aproveitado todo o horário comercial e poderá dar atenção à sua família enquanto esquenta o jantar, assiste ao telejornal, ajuda nos deveres de casa dos filhos.

E, principalmente, não se sinta culpada por não ter conseguido. Você não é obrigada a fazer mais do que aguenta. Delegue tarefas, peça ajuda ao marido, aos filhos, a parentes. Tente de novo, com um planejamento mais realista.

De repente, você vai ter a grata surpresa de ver que a sua lista já está toda riscada, de cima a baixo, com um “OK” ao lado de cada tarefa cumprida.

Mas aí, já vai ser hora de elaborar outra lista…









16 comentários


///////////////

  1. Mi Cardoso

    Parabéns pelo seu dia! Mais que abençoado por Deus , dupla felicidade . Aniversário +blog .
    Tudo muito impecável .
    Amei .
    Sucesso Carla.
    Bjssss
    Mi Cardoso

  2. Jânio Francisco Raffo Soares

    Exemplo de mulher e profissional, que mesmo vivendo em uma grande cidade e com mil compromissos, consegue dar conta.
    Parabéns pela organização e dinamismo.
    Mas a Carla, vai além; é humana e exemplar cidadã e isso é a prova de Deus sempre presente na tua vida. Mesmo atuando em uma grande emissora, não deixa de ser simples e ter humanidade.
    É isso que te faz bela e querida !
    Abraços e muitas felicidades !

    1. Carla Vilhena

      Muito obrigada pelos seus comentários e conto com você a partir de agora também aqui no blog!

      1. Janio Raffo Soares

        Oi Carla !
        Sempre que puder, estarei por aqui, prestigiando o teu magnifico trabalho.
        abraços,
        Jânio F R Soares.

        1. Carla Vilhena

          Eu agradeço muito essa sua fidelidade ao blog e às minhas redes sociais. Venha sempre, Janio, espero que curta sempre!

  3. Margaret

    Amei suas dicas. Sou mega desorganizada. Trabalho fora de casa no período da tarde,mas parece que trabalho o dia todo. Vou usar suas dicas pra otimizar meu dia e no final do dia estar disponível para a família. Valeu Carla????

  4. Fabio

    Oi Carla como é bom ler isso tudo e avaliar como é ter essa vida corrida hoje, querer agregar ainda mais tarefas e que todas elas saiam perfeitas, ou quase, e ter tempo ainda para outras coisas que não estava nessa “lista” e dizer no final: poxa mais uma se foi, e amanhã começa outra!!!!! rs Você é um puro exemplo de mulher moderna que consegue lidar com tudo isso e não fica louca mesmo não conseguindo realizar todos as tarefas programadas para o dia… Bravo !

    1. Carla Vilhena

      Às vezes fico louca sim… mas temos que nos adaptar. O dia anda curto para tanta coisa! Obrigada pelo comentário e pelos elogios!

  5. Carlos Freitas

    Oi Carla, tudo bem? Primeiramente, Parabéns pelo blog! Está lindo, perfeito e transmitindo esse exemplo de pessoa maravilhosa que você é! Imagino que não seja fácil conciliar o papel de mãe, esposa, amiga e jornalista da Globo (uma das Estrelas do seleto grupo de repórteres e apresentadores consagrados. Não é para qualquer um ser repórter especial do Fantástico e apresentador eventual do Jornal Nacional). Concordo com tudo o que você escreveu sobre organização e disciplina. Tenho também um dia a dia bastante corrido e concorrido e sigo exatamente a sua dica da listinha, tanto no papel quanto mental! rsrs… No trabalho procuro sempre no início do expediente revisar minha lista de prioridades e ir dando “ok” no que já foi, atualizando status do que ainda não foi e inserindo mais e mais demandas. Gosto do Outlook também para alertas mais específicos, como lembretes de reuniões e até mesmo compromissos pessoais em horário de almoço ou após expediente. Com tanta demanda e informação a ser assimilada, precisamos de fato estabelecer prioridades pra aproveitar ao máximo de nosso tempo e cumprir com nosso deveres. Agora mesmo são quase 23 horas e dediquei um tempo pra vir conhecer seu blog (que há dias queria ver) e ainda vou escrever uma carta a próprio punho (quem nos dias de hoje ainda faz isso, né?) para uma pessoa com quem me correspondo em um projeto voluntário sobre carreira. Enfim, obrigado por nos permitir estar mais próximos de você nesse novo espaço! Avise quando será seu próximo plantão à frente do Jornal Nacional! Adoro JN contigo na bancada! Grande Abraço!

    1. Carla Vilhena

      E o seu comentário acabou trazendo mais dicas ótimas! Venha sempre nos prestigiar!

  6. Nadir Campelo

    Olá primeiramente parabéns pelo seu blog, ele esta lindo.
    Eu sou a professora Nadir diretora da escola EE Prefeito Nestor de Camargo, gostaria de agradecer pela sua presença em nossa escola hoje com reportagem com nossos alunos da manutenção.
    Todos adoraram sua presença e simplicidade, estamos sempre a disposição quando quiser e nos visitar, kkkkk

    1. Carla Vilhena

      Eu adorei a visita. Parabéns pela escola e pelos alunos, todos muito atenciosos e educados com nossa equipe. Obrigada pelos elogios! Abraços a todos da escola Nestor de Camargo.

  7. Lucia R Lopes

    Ola Carla
    Adorei a dica da lista
    Realmente temos de aceitar que certos dias nao vamos dar conta. Outro dia meu filho de 15 anos me falou que ia no Famum, um encontro de jovens como se fosse um encontro da ONU. So que ele esqueceu de me avisar que tinha de passar 4 dias de terno. Conclusao que eu arrumei uma mala com uma camisa social. Coitado usou ela todos os dias!!
    Uma coisa que nao aprendemos e como ensinar os nossos filhos a se planejarem tambem!

    1. Carla Vilhena

      Eu imagino, Lucia, porque passo por isso frequentemente aqui com os 3! É um desafio diário. Por isso, preciso fazer meu dia render ao máximo! Beijos e obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos para você:

///////////////