Roma, a cidade mais prodigiosa do Universo
Carla Vilhena
16 ago 2016


Nosso próximo destino: Roma, a mais prodigiosa cidade do Universo!

Quem leu Asterix, o gaulês, lembra dessa expressão. Os gauleses Asterix e Obelix, de uma pequena aldeia na França então dominada pelo Império Romano, resistiam contra o poderoso Júlio César. Impossível não lembrar das historinhas em que eles desafiavam os romanos.

asterix

Tanto que a primeira coisa a fazer na mais prodigiosa cidade do Universo foi conhecer as ruínas do tempo em que os romanos dominavam todo o mundo antigo conhecido pelo ocidente. Pegamos o metrô (compre o bilhete de um dia, você pode passear de transporte público o dia todo) e fomos ao Circo Máximo (local das corridas de biga, como no filme Ben Hur), em seguida (bem pertinho), ao Palatino e Foro Romano.

20160725_114837 (3)

Prepare-se para andar.

É um campo de ruínas enorme e impressionante, com subidas e descidas a perder de vista. A parte mais bonita, pra mim, é o palácio das Vestais, com lindas estátuas dessas moças que consagravam a vida e a virgindade à proteção dos lares.

20160725_122445 (3)

Os templos são um espetáculo à parte. Pela altura das colunas que sobraram dá pra ter uma vaga ideia do poderio desse povo no passado.

20160725_121706 (3)

Saindo do Foro Romano, fomos a pé até o Coliseu. O ingresso para os dois pode ser comprado junto, para que você não tenha que enfrentar as longas filas novamente.

20160725_161919 (3)

O Coliseu

Uma curiosidade: no Coliseu, assim como em outros monumentos, há várias partes faltando. Isso não é devido apenas a guerras ou à ação do tempo. Por incrível que pareça, em tempos passados, as pedras e o mármore empregados nas construções antigas foram retirados para serem reutilizados em igrejas, prédios e outros monumentos. O Coliseu foi quase totalmente depredado e perdeu grande parte de seu revestimento de mármore travertino. Felizmente, um papa decretou a preservação do monumento. Hoje, ele é o mais visitado da Itália, com seis milhões de turistas ao ano.

20160725_152633

Lendas e histórias

No Coliseu, ao contrário do que se pensa, não havia cristãos sendo jogados aos leões. Tratava-se de um grande estádio, que servia de palco para lutas de gladiadores e de animais, como ursos e leões, trazidos especialmente para isso. O programa dos romanos era para o dia inteiro. Os espectadores traziam comida, bebida, passavam o tempo assistindo, torcendo, até dormindo nas arquibancadas. De manhã havia lutas de animais contra animais, ou contra seres humanos, em simulações de caçadas. À tarde, o programa mais esperado, aconteciam as lutas entre gladiadores. Há relatos de que um imperador mandou encher o Coliseu de água para que lá houvesse um espetáculo representando uma batalha naval!

20160725_152146 (3)

Portanto, como você viu no vídeo, que se tem hoje na parte baixa do Coliseu é o subsolo, pois o chão era um tablado de madeira (que não existe mais) coberto de areia. A areia (arena em latim) servia para absorver o sangue derramado nesses “jogos” um tanto violentos. Por isso, até hoje, ao redor do mundo, os estádios são chamados de Arena. Hoje no Coliseu podemos apreciar as jaulas e boxes, onde ficavam homens e animais. O imperador tinha uma passagem exclusiva pelo mesmo subsolo, direto do palácio, para não caminhar em meio à multidão.

O calor em Roma no verão é muito forte, por isso havia fontes de água potável dentro do estádio para refrescar os espectadores. Atualmente, o município está reativando as fontes do Coliseu, para que os turistas também possam abastecer suas garrafinhas.

Este foi o post sobre a Roma antiga. No próximo, vou falar sobre o Vaticano. Até lá!









6 comentários


///////////////

  1. Gilson

    Parabéns Carlinha, vc trabalha tanto que viajar pra fora do país faz bem, vc é o orgulho de todos os brasileiros !

  2. Pingback:Um passeio por Roma - Carla Vilhena

  3. Pingback:Um passeio por Roma - Carla Vilhena

  4. Sylvia Souza

    Nossa muito bonito os pontos turísticos de Roma.Fico feliz em compartilhar conosco.Um bj.

    1. Carla Vilhena

      Espero que você goste, vou continuar colocando meus passeios para que todos curtam junto comigo. Beijo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos para você:

///////////////