Receita: Mousse de Chocolate
Carla Vilhena
08 jun 2016


“Dia mãe e filha”

Outro dia, levei minha filha para fazermos o que ela chama de “dia mãe e filha”. Fomos almoçar num restaurante famoso de são Paulo, que serve uma sobremesa que eu adoro: mousse de chocolate. Provamos (aliás, comemos, e muito), e minha filha disse:
– Mamãe, eu prefiro a sua mousse.

A “minha” não é bem minha. Tem uma história que remete à minha infância, quando eu e Andréa, minha amiga de escola, atacávamos a mousse que a Lina, empregada da família dela, fazia. Lina ficava desesperada, dizendo que ainda precisava gelar, mas nós metíamos as colheres naquele creme ainda molengo, e nos lambuzávamos em meio às reclamações da coitada.

Aquele sabor ficou na minha memória para sempre, embora com o tempo eu tenha compreendido que a mousse gelada realmente fica bem melhor.
Voltando ao restaurante, não sei se lá eles poderiam fazer igual, pois sei que têm restrições quanto ao uso de ovos crus. Mas se você não contar nada a ninguém, principalmente à Vigilância Sanitária, eu posso ensinar como faço. Combinado?

Ingredientes:

Seis ovos separados (gemas e claras).
Duas barras de chocolate (uma ao leite e uma meio amargo)
Uma lata de creme de leite
Seis colheres de sopa rasas de açúcar

Modo de fazer:

Bata as claras em neve e ponha três colheres rasas de açúcar, sempre batendo até virar um suspiro. Reserve.
Em outra tigela, bata as gemas peneiradas (é importante peneirar pra tirar aquela pelezinha que dá gosto de ovo) com o resto do açúcar (3 colheres de sopa rasas). Tem que bater muito, pra ficar um creme bem clarinho e fofo.
À parte, ponha o chocolate quebrado em quadradinhos num pirex para derreter no micro-ondas. A potência tem que ser baixa, senão queima o chocolate. Vá pausando o micro-ondas e experimentando misturar o chocolate com a espátula, pois ele derrete rápido. Quando estiver derretido, misture a lata de creme de leite no chocolate.

Jogue a mistura de chocolate nas gemas batidas com o açúcar. Bata bem. Quando estiver pronto, misture o suspiro reservado a esse creme, delicadamente, usando um fouet (aquele batedor manual de arame).
Ponha na geladeira, de preferência de um dia para o outro.









14 comentários


///////////////

  1. Ana Lucia Conde Martins

    Gostei do seu blog sou uma admiradora sua,adorei a receita do mousse vou fazer com certeza . Parabéns!

  2. Tatiana

    Obrigada pela receita tia! Vou tentar fazer pro Roman! Bjs

  3. Edileusa

    Vou fazer este Mousse Carla!!! Deus te abençoe neste novo projeto.

  4. A.ntonia

    Adorei o blog!!!!

    1. Carla Vilhena

      Eu não resisto… quando faço aqui em casa ele vai embora rapidinho!

  5. Simone Biduti

    Que legal seu blog, gostei muito!
    Tenho uma receita parecidíssima com a sua que também é sucesso aqui em casa, os ingredientes e modo de fazer são os mesmos, mas a minha é com chocolate em pó (aquele que tem os padres na caixinha). Adorei também o que escreveu de Paranapiacaba, descreveu lindamente o que é aquele lugar… volte nos festivais de inverno e do cambuci. Um abraço.

  6. Tereza Carvalho

    Igualzinho ao que faço em casa. Meu marido Amaa essa Mousse de chocolate.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos para você:

///////////////