No Caminho do Padre Cícero
Carla Vilhena
10 jun 2016


Cidade de Padre Cícero

Minha profissão me possibilita conhecer lugares inusitados, que normalmente você não escolheria para sua viagem de férias. E, graças a isso, consegui ter algumas gratas surpresas, como a cidade de Juazeiro do Norte. Ela foi fundada pelo padre Cícero no Cariri, região no interior do Ceará.

juazeiro2

O tema da minha reportagem era a reconciliação do Vaticano com o padre, que havia sido banido da Igreja no século passado. A carta do Papa Francisco reabilitando o padre Cícero foi divulgada em outubro. Nós optamos por esperar pela primeira grande romaria do ano, em fevereiro, em que se celebra Nossa Senhora das Candeias. Você pode assistir à reportagem aqui.

Fé e comérciojuazeiro3

Para quem esperava um vilarejo do interior, já de cara a cidade impressiona. É um centro  comercial importante na região e recebe compradores de vários outros estados. No entanto, o foco principal é mesmo o roteiro da fé. A casa-museu, onde padre Cícero morou os últimos anos de sua vida, é muito interessante, arejada e agradável. Mas, nas épocas de romaria, a multidão invade o local. Um dos pontos mais procurados pelos romeiros é a cama onde supostamente o sacerdote dormia. A todo instante, funcionários do museu são obrigados a retirar quantidades enormes de oferendas, trazidas pela devoção dos afilhados de todas as partes do país, principalmente do Nordeste.

Os retratos dos fiéis agraciados com favores e benefícios atribuídos a padre Cícero cobrem as paredes de uma outra sala.

Lá, uma estátua em tamanho natural do padre é reverenciada com emoção pelos romeiros.

Missa dos Romeiros

Um momento de muita emoção é a missa em que os romeiros cantam  e agitam seus chapéus de palha. As lágrimas correm facilmente ao ver a fé desse povo simples no padim Padre Cícero.

Colina do Horto

 

De lá fomos ao Horto, a colina de onde a estátua gigante do padre Cícero domina a cidade.
Lá também há um museu numa casa histórica, em estilo sóbrio por fora, mas surpreendente por dentro. Em vários cômodos, estátuas em tamanho natural feitas de cera mostram o padre e outros personagens importantes de sua história em situações cotidianas, como à mesa de refeições, ao pé do altar, até mesmo descansando na rede em seu quarto.

Na cena do altar, há a representação de padre Cícero junto à beata Maria de Araújo, a quem é atribuído um milagre. Por diversas vezes, ao receber a comunhão das mãos do padre, a hóstia teria se transformado em sangue dentro da boca da mulher. O Vaticano não reconhece o fato como milagre, apesar de, na época, ter enviado vários observadores, leigos e eclesiásticos, que não puderam explicar o fenômeno.

No Horto, uma das maiores atrações é a estátua gigante de que falei, com uma escada que dá acesso à base. Os romeiros dão voltas em torno da estátua, passando por debaixo do cajado, esperando assim conseguir graças. E a vista de lá de cima vale a pena, pois a paisagem com a serra do Araripe ao fundo é muito pitoresca.

Outras atrações

Aliás, a natureza no local é privilegiada. O Cariri conta com diversas fontes de água e é considerado o oásis do Nordeste. Vários passeios ecológicos podem ser feitos na redondeza, inclusive alguns de interesse científico, como parques de fósseis.

Além disso tudo, vale a pena conhecer no Juazeiro o povo, acolhedor, carinhoso e solícito. Um exemplo de que, fora dos grandes centros, é possível encontrar atrações surpreendentes.  

http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2016/02/milhares-de-fieis-homenageiam-padre-cicero-em-juazeiro-do-norte-ce.html









12 comentários


///////////////

  1. Whanda

    O Juazeiro do Norte se encantou com sua presença! Mulher forte, inteligente, super simpática e acima de tudo humilde! Volte sempre a terra do Padre Cícero e venha conhecer nossa fé, religiosidade e Cultura que é sem dúvida uma das maiores e ricas do Brasil!

    1. Carla Vilhena

      Guardo as melhores lembranças da região e do carinho do povo. Com certeza voltarei. Obrigada pelo comentário!

  2. Jose Teixeira

    Parabens, pela materia e pelo blog, sou seu fa, e uma pena que nao veio a minha cidade vizinho a J. do norte, Barbalha disfrutar das fontes de aguas calidas, que voce continue sempre charmosa, brilante, competente e sobretudo autentica.

  3. Francisco de Sales

    Bom dia Carla!!!
    como pode observar, Juazeiro do Norte CE é essa cidade acolhedora….E em época de romeirada, a população duplica…Torna-se uma cidade ainda mais quente pelo calor humano…Um calor que vale sentir, principalmente por aqueles que vem do sul/suldeste, onde a temperatura é bem mais fria…Somos aqui de Juazeiro e seria um privilégio conhecer você pessoalmente…Na próxima vez que vier, nos avisa!!! Sales e Família.

    1. Carla Vilhena

      Só trago boas lembranças… quem sabe consigo voltar logo, logo? Muito obrigada pelo carinho!

  4. David

    Em Janeiro de 2018 quero que vc possa me entrevistar. Sou romeiro e devoto do meu padinho ciço e da minha mãe das candeias.

    1. Carla Vilhena

      Que beleza! Espero também poder voltar à romaria das Candeias, David!

  5. Gely

    Li toda a matéria e adorei !!!! Mora em São Paulo há 35 anos, sou natural de Campina Grande -PB. Quando pequena lembro bem da época das romarias ao Padim Cícero do Juazeiro tinha uma vizinha que organizava os caminhões não era nem ônibus e eu ficava encantada com a fé que as pessoas nutria no Padim Cícero não cheguei ir a nenhuma nem a minha mãezinha que hoje está no céu !!!! Por isso fiquei encantada lendo esta matéria voltei ao passado qdo morava em Campina Grande, sou sua fã te acompanho em todas as suas redes sociais, continue assim linda e brilhante ????????

    1. Carla Vilhena

      Obrigada, querida Gely! Fiquei emocionada com seu depoimento, muito humano. Espero que você consiga ir lá visitar e sentir toda a emoção que eu passei.

  6. Luduvino

    belas fotos Carla de uma terra abençoada mais de um povo sofrido, com seca, abandono so são lembrados de 4 em 4 anos, sou fã de povo nordestino e seu também parabéns pelas fotos Carla

    1. Carla Vilhena

      Também sou fã! Gostei muito de conhecer melhor a terra do padre Cícero.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos para você:

///////////////