Como suavizar o tratamento de crianças com câncer?
Carla Vilhena
29 out 2016


Hospitais humanizados

Uma questão que incomoda: como fazer para que o tratamento de crianças com câncer seja feito de uma forma humanizada? Para conhecer os hospitais que estão investindo na melhoria nos tratamentos e exames diagnósticos em crianças, visitamos quatro locais em SP e um em Curitiba.

Instituto da Criança (SP)

Fomos conversar com a dra. Magda Sampaio, no Instituto da Criança, do Hospital das Clínicas de SP, onde há um programa de Diagnóstico Amigo da Criança. Coletas de sangue são feitas com tubinhos menores. Assim, evitam que bebês muito pequenos tenham perda de sangue excessiva, o que pode levar até a transfusões. Nos exames radiológicos, a real necessidade da exposição da criança à radiação é questionada. Depois, tenta-se de tudo para que ela não tenha que ser anestesiada. Ou seja, isso demanda tempo, uma abordagem diferente, com muita conversa, e um ambiente amigável.

Hospital Estadual Darcy Vargas (SP)

Conhecemos também o Darcy Vargas, hospital estadual onde vimos os personagens da turma da Mônica ajudando na hora dos procedimentos, às vezes dolorosos. Um jogo de cartas com desenhos dos personagens ajuda as crianças a explicar a dor e as sensações desagradáveis durante os tratamentos. E vimos o sucesso que fazem os cachorrinhos Cães Terapeutas que trocam de lugar com as crianças e passam a ser os pacientes que elas tratam. São apaixonantes!

Hospital A.C. Camargo (SP)

No Hospital A.C. Camargo, especializado em tratamento do câncer, que atende pacientes particulares e do SUS, assistimos às aulas de culinária na Sala de Justiça. O Mateus, de 5 anos, logo me chamou a atenção. Bravo, não queria saber de nenhuma fruta. Disse logo que não gostava de nada, nem queria experimentar, nem com chocolate. Mas em um momento seus olhos ficaram atentos. Foi quando ele me contou que tomava a superfórmula do Batman, mas não acreditava que o super-herói poderia ficar doente. Mateus se queixava: “Eu tomo tudo direitinho, mas o Batman nunca veio no meu quarto.”

Eu disse que iria falar com o Batman, e o Mateus se empolgou: “Então você pode dar meu telefone pra ele vir me encontrar?” Aí percebi a importância que aquilo tinha pra ele. Resolvemos correr atrás dessa parte do projeto, que ainda estava em planejamento, para poder mostrar no Fantástico. Foram vários dias de negociação para que o Batman, autorizado pela detentora dos direitos do personagem, fizesse essa visita memorável.

Instituto de Urologia do HC (SP)

No Instituto de Urologia, também do Hospital das Clínicas, conheci o dr. Miguel Srougi, idealizador da nova ala infantil e entusiasta do tratamento humanizado. O dr Miguel é daqueles médicos que nos comovem com seu senso de solidariedade. Me contou como ele, pessoalmente, conseguiu grande parte das doações com famílias paulistanas. E me mostrou o que é para ele a missão do médico.
Disse que as pessoas que chegam ali, com uma história de carência, de perambular buscando atendimento médico em vários lugares, atingem os limites do sofrimento humano.

No instituto, encontram um ambiente acolhedor, com equipamentos de ponta, brinquedoteca, até os lindos pijaminhas escolhidos por ele com cuidado para não ter cara de hospital.

Minha admiração crescia cada vez mais enquanto via o dr. Miguel mostrando os quartos pintados a mão, como se fosse para receber os próprios netinhos.

Hospital Pequeno Príncipe (PR)

Em Curitiba, a equipe local visitou o Hospital Pequeno Príncipe, onde encontramos projetos de música, jardinagem, teatro…

Um verdadeiro super-herói

Mas o que nos emocionou a todos da equipe foi o Batman. Antes de entrar para conhecer as crianças, ele me contou que nunca, antes, nenhum vilão o havia deixado tão nervoso.
– “Não consegui nem dormir na véspera, pensando na reação das crianças,” disse. E confidenciou:
– “Perdi meu pai há pouco tempo de leucemia. Espero fazer algo para contribuir com a cura dessas crianças.”
Eu vi o brilho nos olhinhos do Mateus, da Isabella, da Laurinha, do Pedro, da Mel, do Kauã, da Monique, da Isabela, do Porthos… tenho certeza que você vai conseguir isso, Batman.

http://glo.bo/1aCI6aM









10 comentários


///////////////

  1. Mel alves

    Meu amor saiba que eu te amo desde aquele dia ,pelo seu carinho sua atenção sua dedicação para conosco e sua entrega em cada reportagem que faz seu profissionalismo vc é brilhante .hoje EU estou curada graças a deus e fazendo tudo que gosto ,até fui ao SPFW assistir ao desfile do Samuel cirnansck .estou batalhando pelo meu futuro ,SÓ tenho a agradecer a vc pelo seu carinho comigo sempre .vc é o máximo te amo

    1. Carla Vilhena

      Este post é dedicado a você e à sua coragem! Mantenha sempre sua alegria de viver, que é o bem mais valioso que temos. Beijos, querida!

  2. sabrina

    Como é o nome desses rapazes que estão contigo nessa foto Carla incluindo o batman?

    1. Carla Vilhena

      O do Batman eu não sei… mas da esquerda pra direita, o Marconi, cinegrafista, o PC operador de áudio e o Giba assistente.

  3. Gabi Amorim

    Que lindoooooo! Uma emoção. A felicidade e o sorriso dessas crianças é um presente. Que linda atitude. Gosto ainda mais do Batman agora <3

  4. felipe

    oi gente
    gostei muito desse site, parabéns pelo trabalho. 😉

    1. Carla Vilhena

      Felipe, seja bem-vindo! Fico feliz que você tenha gostado. Venha sempre aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos para você:

///////////////