Maquiagem do dia-a-dia para as mais experientes
Tenho recebido muitos pedidos de mulheres que se sentem excluídas dos blogs e vídeos tutoriais de maquiagem, que não contemplam as de mais de 30 anos. Vemos várias jovens mostrando dicas que só funcionam para a balada. Então, decidi mostrar um pouco do que nós, que estamos numa faixa etária superior, mas temos muitas vezes atribuições que exigem que estejamos bem maquiadas e produzidas, podemos fazer para usar a maquiagem do dia-a-dia a nosso favor. A maquiagem bem-feita é uma aliada. Malfeita, derruba. Principalmente se você, como eu, deixa os cabelos brancos naturais, precisa usar essa aliada para não parecer desleixada. O ideal é que você reserve ao menos 45 minutos para fazer uma boa maquiagem que vai trazer frescor e aparência saudável, mesmo sem aparecer tanto. Comece arrumando o cabelo, que você pode deixar com bobs durante o tempo da maquiagem.
A pele
Primeiro passo, muito importante: a preparação da pele. Nós temos um pouco mais de flacidez, o que dificulta na hora de usar uma base muito grossa ou muito fina. A primeira vai “craquelar”, como dizem os maquiadores: fica quebradiça e acaba ressecando, o que evidencia as rugas e marcas de expressão. A segunda opção, muito fina, não consegue cobrir as marcas que gostaríamos de esconder, como manchas e vasinhos.
Aliado a tudo isso, nós precisamos ainda da proteção da pele contra a luz solar e artificial e também usar produtos dermatológicos. Então, vou dar a primeira dica, que uso para o dia-a-dia: faço uma misturinha de protetor solar colorido (da cor da sua pele) com o BB cream, aquela base multifunção que se vende em farmácias. Coloco também nessa mistura as gotas de ácido que a dermatologista mandou usar. Assim, em uma etapa, consigo a proteção, o tratamento e a boa cobertura da pele. Como o BB cream também tem funções hidratantes, não fica ressecado. Passe essa mistura sobre rosto e pescoço.
Os olhos
Cuidado com os produtos para “corrigir olheiras”. Muitos deixam aquele disco branco sob os olhos, cremoso e grosseiro. Se você quiser usá-los, é melhor numa primeira etapa, debaixo da base. Em seguida, dou uma pincelada de pó translúcido, para tirar o brilho. Pouco, pois os produtos já são normalmente com acabamento seco. Pele pronta, passo à maquiagem dos olhos. O que posso dizer com relação ao uso diário é que, se você tiver pouquíssimo tempo e precisar escolher, use no mínimo a base sobre a pele, rímel e batom. Isso pode ser usado na academia, para caminhar, para um compromisso extremamente informal, portanto.
Eu uso um fixador de sombra em creme que dá um fundo bonito para a pálpebra e realmente funciona, para que a sombra não seja absorvida pela pele durante o dia. Lembrando que eu costumo me maquiar para passar o dia inteiro gravando, sob sol ou chuva.
Sobre esse creme colorido nas pálpebras, escolha dois tons de sombra que combinem entre si, um mais claro e outro mais escuro. Passe o mais claro sobre o “gordinho” do olho. O mais escuro você pode colocar com um pincel fazendo uma meia-lua, ou arco, no chamado “côncavo”, a curva sobre o globo ocular. Esfume (espalhe fazendo movimentos em arco com o pincel macio).
Limpe o canto com uma esponja de pó, para que a maquiagem não extrapole para os lados do seu olho. Vamos agora escolher o que você mais gosta: delineador ou lápis de olho. Para as mais ousadas (como eu) o delineador é a melhor pedida. O que muda é o desenho do traço, fino ou grosso, mais longo ou terminando nos limites dos cílios, a la Cleópatra ou mais discretinho. Pense em como você se sente bem. Um alerta: delineador mal traçado é um horror. Treine bastante e seja muito crítica. Uma boa compra é aquele espelho de aumento com iluminação, para ajudar a fazer o traço e a conferir depois (com os óculos de perto…).
Delineador
Para delinear, eu prefiro começar pelo canto externo. Defina se você vai ser discreta ou não e comece a traçar pela ponta em direção ao meio do olho, seguindo uma tangente ao ponto mais alto da curva. Assim você levanta o olhar.
Quando chegar ao ponto mais alto da tangente (o alto da curva dos cílios), pare. Faça o outro olho igualzinho, de fora para dentro. Ficou igual? Agora, cuidadosamente, retome o traço de onde ele parou, na direção do canto interno do olho, o mais fino que você conseguir. O canto interno deve ser apenas insinuado, enquanto o externo é demarcado.
Se não ficar legal, embeba um cotonete no removedor de maquiagem e corrija. Cuidado para não molhar muito e não borrar. Recoloque o pó no local corrigido. Espere secar antes de aplicar o rímel.
Lápis de olho
Se você fez a opção do lápis de olho, não tente a Cleópatra. O lápis de olho não tem normalmente a mesma precisão do traço, mas fica muito bom para dar um destaque nos cantinhos externos e até para ser esfumado depois e incorporado à sombra. É mais seguro para quem está iniciando. Faça o traço mais fino que você conseguir. Se você é do tipo discreto, use marrom. Aí o rímel também pode ser marrom (ideal para louras de pele clara). Cuidado com os lápis muito moles, principalmente em dias quentes. Derretem e escorrem para a parte de baixo do olho, formando uma pasta que só sai com demaquilante. Eu gosto de usar só na parte de cima do olho. Para quem gosta de maquiar a linha inferior do olho, o risco é grande. Use um com boa fixação.
Blush
Eu gosto do pó bronzeador, mais do que de blush colorido. É menos arriscado usar os tons de marrom, para que você não pareça uma vovozinha de “rouge”. Espalhe o blush nas maçãs, nas têmporas, um pouquinho no nariz (pra parecer bronzeada) e por fim no meio do queixo. Se ficar algo marcado, dê uma outra pincelada de pó para uniformizar. Assim você terá ar saudável e não bochechas rosinhas.
The end: o batom
O batom deve ser compatível com os olhos, no sentido de não pesar. A velha regra de batons discretos com olhos carregados é segura, mas tem gente que não se importa de usar batons e olhos poderosos. Eu acho que pesa, mas respeito as adoradoras de batom vermelho (em muitas, fica bom mesmo).
Meu truque: passe um pouco de batom e depois faça o contorno com um lápis de boca da cor do batom (ele desliza melhor do que se você tentar fazer o contorno com a boca seca). Não extrapole o limite dos lábios. Há risco de borrar e ficar feio. Desenhe com cuidado e com o lápis bem apontado. Depois preencha todo o interno com o batom. Retire o excesso do meio com o dedo indicador ou apertando os lábios sobre um lenço de papel, para não sujar os dentes de batom.
Tudo, tudo tudo, passo a passo, em TEMPO REAL (você vai ver como é rápido!) está aqui neste vídeo:
Pronta? Solte o cabelo, confira no espelho… e arrase! Conte comigo sempre!
(11) 99795-9819 Carlos Monnerat - horário comercial
Adorei as dicas Carla! Tb prefiro pó bronzeador a blush !!!
Obrigada, Ana Flávia, que bom que você gostou! Eu acho bem mais natural também. Beijos!
Adorei!!! Parabéns pelo blog, e boa sorte!
Bjo grande!
M.Stella
Nossa, que bom! Volte sempre aqui!
Adorei, principalmente por não ter “invenções” e não passar a “necessidade” de rímel na parte inferior dos cílios. Rápido e prático para mim que também fico com a maquiagem todo o dia. Linda, obrigada!
E eu adorei seu elogio, querida Lu. Venha sempre me prestigiar aqui!
Beijos e fique linda como sempre!
Nao seria o correto “esfumar” e nao esfumaçar? ja que o primeiro se refere a esfumar lápis carvão no papel e o segundo encher a sala de fumaça..;)..bjs
Como respondi ao Ariel, vou trocar no post e agradeço aos meus leitores super atentos!
O correto seria esfumar,e nao esfumaçar..:)
Você tem razão, eu caí na armadilha de acreditar no vocabulário usado pelos maquiadores e não me preocupei em checar. Vou corrigir no post. Obrigada!
Adorei as dicas. Eu tenho dificuldade para maquiar, uso oculos e não consigo colocar cilios.
Existe uma armação de óculos especial para maquiagem. Ela levanta a lente de um lado e do outro, para você conseguir se maquiar usando a visão do outro olho. Eu consigo me adaptar com o espelho de aumento. Se você não conseguir, é bom procurar estes óculos especiais. Obrigada pelo elogio!
Oi querida, amei as dicas! Sou enlouquecida por maquiagem! Uma mania louca, e já fiquei tensa doida pra saber que gotinhas são essas que vc coloca no bbcream e no filtro solar. A Dermato te passou, e é claro, já estou precisando com urgência!!!!????
Você tem que perguntar qual produto pode ser usado de dia. O meu é Phloretin, um tipo de ácido que é pra ser aplicado de manhã. Mas vários não podem ser usados sob o sol, mesmo com filtro solar. Pergunte à dermatologista. É melhor e mais seguro. Obrigada pelo elogio!
Está top na make heim Carla!!!! Parabens!!!
Aprendi muito com você, querida!
Adorei as dicas!!!! Seu blog é simplesmente sensacional!!!
Edna, muito obrigada pelo carinho aqui e nas redes sociais!
Carla, vc salvou o meu dia! Depois de anos sem fazer a pele (só usava batom, lápis e rímel..rs) perdi o jeito de aplicar o blush e estava totalmente por fora das cores e tendências. Adorei!
Aguarde então novos posts com dicas dos profissionais. Eu aprendo com eles e repasso pra vocês!
Nossa que super demais!
Mega amei, fofa!
Muito obrigada, é tão bom saber que fui útil!
Amei as dicas, super práticas. Quanto sua maquiagem está linda como sempre. Acho uma ótima jornalista, Rostinho super simpático. Bjs
Muito obrigada! Não sou profissional, mas quis ajudar quem não tem coragem de tentar achando que é muito difícil…
Bom dia Carla,
Adorei a postagem.
Tenho 40 anos e, assim como você, estou querendo deixar meus cabelos brancos a vista rsrs
Mas os meus são atrevidos e ficam bem na frente.
Você poderia fazer um post sobre esse assunto?
Como deixar os cabelos brancos? A “pressão” para pintar, como cuidar? Obrigada
Já tinha percebido que você não pinta, mas há algumas fotos que nem aparece os seus brancos rsrs aí ficava na dúvida.
Obrigada
Ótima ideia! Que bom que você gostou. Vou escrever sobre isso sim. Venha me visitar sempre!
Adorei suas dicas e parabéns pelo blog e pela excelente jornalista que é….BEIJOS
Obrigada pelo carinho!
Gostei.
Legal! Vou me animar para fazer um outro vídeo com maquiagens diferentes. Obrigada, Elaine!
Não poderia deixar de elogiar o resultado. Vc é de uma beleza… não creio que precisasse de tamanha produção. Entretanto, ficou o esperado, uma jóia rara. A beleza de uma mulher acompanhada de um belíssimo caráter é tudo e muito mais.
Obrigada, Sandro! Agradeço sua fidelidade ao blog!
Olá Carla,adorei suas dicas,Vc poderia indicar uma marca do pó bronzeador. ?????
Por favor, Lucia, mande um e-mail para [email protected]
Obrigada!
Oi Carla!
Gostei muito da forma como você passa as sombras. É um pouco diferente da maneira como aprendi porém de igual modo fica muito bonito.. com a diferença de ser bem mais rápido! Rs
Sucesso com o seu blog que já segue de uma forma incrível!
Deus abençoe você!
Comigo é tudo rápido, Michelle, se você conferir outros posts no blog verá que não tenho muito tempo a perder e conto com a praticidade pra cumprir tudo que tenho que fazer no dia… Obrigada pelo elogio, volte logo a me visitar no blog!
Uma curiosidade, Carla, vc tem algum perfume que vc realmente goste? Seu blog é muito bom, faz bem para todas as mulheres! Parabéns!
Como boa geminiana, uso um perfume para cada momento, Rita. Tenho alguns para sair de dia, de noite, para todas as ocasiões, mas gosto bastante dos florais.
Oi Carla, tudo bom!
Já algum tempo venho amadurecendo a ideia em “libertar” meus fios de cabelos brancos. Vendo agora teu vídeo e, sobretudo tuas dicas, te confesso que fiquei bastante animada. Muito obrigada pelo incentivo, viu! Amei teu Site. Outra coisa: Os teus cabelos eram ondulados, não é? Que tipo de técnica (escova ?) tu usas para deixá-los os assim desse jeito? (um liso sem ser escorrido) lindo, leve e solto…Obrigada desde já pelo retorno. Grande abraço!
Como eu disse, Delma, o cabelo branco fica melhor quando está bem cuidado. Eu faço escova eventualmente, mas cada vez mais estou usando meus cachos naturais, modelados com um creme leave-in. Que bom que vc gostou!