Encantos da Áustria parte 2 – Innsbruck
Passeando na Áustria
Nossa segunda cidade na Áustria, depois de Salzburg (veja o post aqui) foi Innsbruck, outra fofura em meio às montanhas.
No inverno é uma estação de esqui bem disputada, mas no verão também tem seus atrativos. Em se tratando de Áustria, os transportes públicos, as calçadas, as ruas, tudo é perfeito. Limpíssimo, organizado, tudo funciona.
Uma das coisas mais incríveis, aliás, foi ver um banheiro adaptado numa padaria comum.
Dá gosto de passear no centro antigo. Como na maioria das cidades europeias, ele é fechado para o trânsito e fica totalmente à disposição dos pedestres.
Os prédios são deslumbrantes, alguns do século XV, ricamente trabalhados, com fachadas decoradas de estuque e pedra. O mais conhecido é o do “telhado de ouro”, com suas 2657 telhas de cobre dourado, construído pelo imperador Maximilian I.
O Helbling é o mais decorado, à esquerda, com detalhes esculpidos na frente. Meu preferido, é claro.
Próximo, na mesma praça, a torre gótica traz a lembrança dos tempos medievais.
Na praça, os cafés charmosos convidam a sentar para uma pausa. Detalhe a ser notado: a pele de ovelha sobre as cadeiras. No verão.
A igreja de St. Jakob é lindíssima, surpreendente.
Dica de restaurante
No fim da tarde, fomos jantar num restaurante bem agradável, com uma comida deliciosa. Quem comanda a cozinha é um amigo muito querido, Michele Cirabisi, que pertence a uma família de sicilianos dedicados à arte culinária há várias gerações. O spaghetti “Mamma Lucia” é o meu prato preferido. Desculpem não ter deixado aqui a dica de um restaurante austríaco, mas ele me mataria se eu não comesse lá… (Ristorante – Pizzeria “Da Giovanni”, Schneeburggasse, 61).
Pra quem vem de passagem, como nós, dá pra passear bastante por todo o centro em apenas um dia e seguir viagem. Mas há passeios nas montanhas que demandam bem mais tempo. No verão, é possível fazer caminhadas. Mas atenção, verão aqui não quer dizer muito. A temperatura é bem baixa, e nas montanhas, mais baixa ainda. Pegamos em torno de 10 a 12 graus Celsius à noite no mês de julho. Leve casaco, gorro, luva, tudo. Você não vai se arrepender. Aliás, vai me agradecer.
(11) 99795-9819 Carlos Monnerat - horário comercial
Insbruck é uma cidade maravilhosa, vale a pena conhecer também Wattens sede da Swarovski que fica em torno de 20, ótimo para compras, variedade incrível.
Eu estive lá dois anos atrás, realmente vale a pena, você tem razão. Desta vez não fomos lá, pois na época eu deixei uns bons euros na lojinha deles e estava com orçamento mais apertado. Obrigada pelo comentário!