Menu
x
18
JUN

A lição de Xuxa

Quem viveu os anos de 1980 e 1990 sabe quem foi Xuxa Meneghel. Naquela época eu, recém-chegada à profissão, aprendi uma regra do Jornalismo: havia um grupo extremamente seleto, composto por pouquíssimas pessoas, que nunca era creditado. Explico: os créditos vão logo abaixo do entrevistado, nos telejornais, fotografias, etc, dizendo normalmente o nome e a profissão do sujeito. Exemplo:  José da Silva, advogado.

Pois esse citado grupo seletíssimo de personalidades prescindia do crédito. Não só isso: não era permitido creditá-los quando aparecessem. Agora você vai entender o que eu estou falando: você nunca viu a imagem do papa, qualquer papa, com o nome escrito embaixo. Apenas se houver uma frase que descreva a imagem, como “O papa Francisco reza missa na praia de Copacabana”. Mas nunca: “Francisco, papa”.

Se ligou? Além do papa, formavam o seleto grupo : o presidente do Brasil (qualquer um), Pelé, Roberto Carlos… e XUXA. Sim, a chamada Rainha dos Baixinhos tinha status de rainha de verdade. Não era apenas um cargo inventado pelos fãs. Ela era realmente uma daquelas pessoas que TODO MUNDO conhecia, a menos que tivesse passado todo o século XX em Marte.

Essa introdução é para dar ideia do que representava a super mega pop star Xuxa nos anos oitenta, quando cursei a faculdade. Para pagar as mensalidades, eu costumava trabalhar em eventos como free-lancer. Um desses eventos foi o prêmio anual oferecido pela Rádio Globo, que acontecia no antigo teatro do Scala Rio, no Leblon, ao lado de uma comunidade de prédios populares com alta densidade demográfica.

À festa, compareciam todos os principais artistas da época: Fábio Junior, Roberto Carlos e muitos outros. A multidão, engrossada pelos habitantes dos prédios, comparecia em peso na hora da entrada e da saída, aguardando a passagem dos artistas. Fãs gritavam, choravam, se espremiam, na expectativa de um vislumbre – que fosse – de seu cantor preferido.

Foi então, na hora da saída, que eu e uma amiga que havia trabalhado comigo presenciamos uma cena inacreditável. Enquanto a maioria dos artistas, na pressa de deixar o local, deixava a garagem a bordo de seus carros com motorista, vidros escuros e fechados, quase atropelando a multidão, a superpoderosa Rainha dos Baixinhos surgiu, linda e louríssima, ao volante de uma rara Mercedes esporte branca, saindo bem devagar… com Marlene Mattos, sua empresária, no banco ao lado.

Foi um pega pra capar geral. A multidão enlouqueceu. O povo cercou o carro por todos os lados, só faltou galgar o capô. Na época não havia celulares, portanto, nada de câmeras.  Apenas aqueles pedacinhos de papel estendidos na direção da musa, pedindo autógrafos, mãos e braços balançando desesperadamente, buscando um segundo de atenção.

Sua majestade não se intimidou. Enquanto Marlene permanecia de braços cruzados, olhando fixo para a frente, Xuxa baixou o vidro do carro e, pacientemente, começou a dar autógrafos. Um por um. Havia, por baixo, duas centenas de pessoas. Durante mais de 30 minutos, ela atendeu cada um dos fãs que estavam na porta do teatro, até que toda a multidão estivesse satisfeita.

Eu não acreditava no que via. Nunca mais esqueci a cena de Xuxa, a intangível Xuxa, dando autógrafos para pessoas simples, pobres, humildes, encantadas. Vi a paciência, o sorriso no rosto, a dedicação da rainha para com seus súditos. Incrível. Contando hoje, depois de tantos anos, não sei se os mais jovens podem imaginar o que Xuxa representava, nem o que aquilo significou para mim.

Mais tarde, já como apresentadora, conheci todo tipo de pessoa. Gente que apresentava jornal e não cumprimentava a própria equipe de trabalho. Gente que usava do próprio prestígio para humilhar as pessoas. Gente com maquiador próprio num camarim exclusivo, dentro do qual eu não era admitida, nem quando era substituta na apresentação do jornal. Gente que fazia questão de olhar os inferiores de cima para baixo, para “pô-los em seu devido lugar”. Não guardo nada na memória, nem bom, nem ruim, de nenhum deles.

Mas nunca esqueci a lição de Xuxa. Os verdadeiramente grandes, os que merecem o sucesso que têm, sabem que ele é devido àquela gente simples, humilde, que espera de seu ídolo uma atenção, um carinho, uma palavra, um afago. O ídolo de verdade se aproxima do fã, não como se ele fosse um inimigo ou um estorvo, mas como quem sabe que cada uma daquelas pessoas colocou um tijolinho no castelo da sua vitória.

COMPARTILHE
por Carla Vilhena
Facebook Twitter Google Plus Pinterest WhatsApp E-mail
COMENTÁRIOS
(59) Comentário(s)
  1. marcos douglas disse:

    amei e eu amo vc tb carlinha!

      1. Olá, Carla, parabéns pela crônica ! Belo texto e reflexão! Sucesso sempre! Te acompanho desde a TV Bandeirantes e é bom ver como você aperfeiçoou o seu trabalho e aprimorou sua beleza madura e deslumbrante ! Também tenho um blog (www.ocineitrindade.blogspot.com). Quando puder, visite-me ! Bjo ! ([email protected]) .

        1. Vou lá sim, obrigada pela força!

  2. Adomir Ribeiro Lucena disse:

    Muito admirável seu comentário sobre a Xuxa, pouas pessoas se arriscariam a dizer o que você comentou, você é uma pessoa muito especial e a Xuxa é uma pessoa admirável. Um grande abraço.

    1. Muito obrigada! Ela merece todas as homenagens.

  3. Anderson disse:

    Tive por várias vezes a oportunidade de encontrar a Xuxa! Simplesmente um ser humano fantástico e merecedor de tudo que conquistou! Sou fã de carteirinha!!! É a Carla acho uma das melhores jornalistas da TV. Merecia maior destaque além de linda!!! Parabéns pela declaração e homenagem a nossa Queria Xuxa!

    1. Foi um prazer falar de alguém tão especial. Obrigada!

  4. Janderson Carneiro disse:

    Parabéns pelo belíssimo texto e pelas lindas palavras.
    Conheço a Xuxa pessoalmente e sei exatamente do que vc fala!
    Ela é um ser de luz, encantadora.

    1. Ela transparece isso. Obrigada!

  5. Ricardo disse:

    Carla, o que torna a Xuxa especial, além da sua beleza e carisma, é sua humildade. É uma pessoa iluminada, que é merecedora de todo o carinho que recebeu e recebe do seu público. Uma verdadeira Rainha.

    1. Isso é o mais bonito nela. Obrigada pelo comentário!

  6. Xavier disse:

    Sou Peruano e tive a oportunidade de conhecer a Xuxa , é realmente ela é tudo aquilo. A simplicidade que ela tem assombra e emociona. Xuxa realmente é iluminada!

    1. Ela é tudo isso e muito mais! Obrigada!

  7. Josué Carlos Esperanto dos Santos disse:

    Que texto lindo digno para o mito, ídolo XUXA MENEGHEL, tenho 67 anos e acompanho desde o início a magnífica carreira carreira dessa estrela de 1a grandeza grandeza . Tenho uma filha Viviam Santos que completa 30 anos de idade em agosto, Ela ainda bebê assistia o programa da XUXA, de dentro do xiqueirinhio pois ela ainda não andava e só emitida uns sons de bebê. Dali ela se equilibrando em pé dançava e balançava as perninhas imitando aquele público infantil que participavam do programa, eis que um dia a Viviam pega a escovinha de cabelo dela quando nos aproximando ela balbuciava umas palavras na escovinha como se fosse um microfone kkkk, apontando para pasta nos, imitando a XUXA na entrevista. Aquilo nos marcou uma lembrança incrível, a nossa bebê, entrevistando através da escovinha. Hoje ela é formada em jornalismo já trabalhou no escritório da também grande fã da XUXA, a ANA MARIA BRAGA,.Tudo isso sempre será marcante para nos, eu esposa Lucila e meu filho Leonardo, com 33 anos que também curtida os desenhos e as lindas brincadeiras, do programa da grandiosa RAINHA DOS BAIXINHOS, XUXA MENEGHEL.

    1. Que legal! Obrigada pelo lindo depoimento!

  8. Josué Carlos Esperanto dos Santos disse:

    CONCORDO PLENAMENTE, XUXA É A ETERNA RAINHA DOS BAIXINHOS… TE AMAMOS

  9. Luiz Otto disse:

    Oláaaaa amiga Carla!! ( já me considero um amigo..hehehe).

    Humildade e gentiliza andam lado a lado, talvez seja essa a moral da história. Que sejamos sempre assim; simples e gentis. Belo texto amiga, ótimo dia.

    1. É nisso que acredito. Obrigada pela amizade!

  10. Jane Mary disse:

    Carla parabéns pelas palavras,
    Xuxa é um SER ÚNICO, IRRADIA ENERGIA por onde passa!!
    Até hj nunca vi um artista ter tanto respeito com seus fãs, não é à toa que ela é a RAINHA
    Eu costumo dizer que Xuxa é uma ANJO QUE DEUS MANDOU PARA TERRA!!!

    1. Uma pessoa muito especial mesmo!

  11. Estevam disse:

    Xuxa=mito=sucesso! Merece tuuuuuuuudo q tem !!!!

    1. Verdade! Obrigada por seguir!

  12. Dani disse:

    Arrasou… belíssimas palavras.

    1. Obrigada e venha mais vezes!

  13. Bell disse:

    Nunca esqueci em uma visita de Xuxa ao Nordeste… Ela foi entregar uma ambulância em um hospital e lá se aglomeraram milhares de pessoas querendo vê um pouquinho de Xuxa.. A segurança louca com a multidão queria tirar ela dali o mais rápido possível.. Foi aí que eu vi uma das cenas mais lindas.. Xuxa se recusou a sair e subiu em cima do carro e ficou lá para que todos pudessem ver ela.. Foi lindo… Sem contar as idas aos hospitais de madrugada disfarçada para retribuir o carinho que recebia.. A maioria das pessoas ainda não conhecem a grandeza da Xuxa…. Xuxa tem uma humildade que anda em falta em alguns artistas da nova geração…

    1. É bem o que senti. Obrigada pelo comentário!

  14. Kildare Almeida disse:

    Olá, Carla Vilhena. Admiro seu trabalho como jornalista. Desejo muito mais sucesso. Sobre o texto, é bem isso mesmo que escreveu. Acompanho a carreira da Xuxa desde 1983, quando ela começou na TV Manchete (Clube da Criança) e vi a modelo aspirante a ser apresentadora se tornar a “rainha dos baixinhos”. Xuxa é sem dúvida um ser de luz, aquele tipo de gente que é diferente, é especial, é evoluído. Admiro ela como ser humano, como artista, como mãe, mulher, enfim… Como XUXA!

    1. Sim, por isso fiz essa homenagem!

  15. Jane Carla disse:

    Relato lindo!
    Eu não estou surpresa,sei o que é esperar a Xuxa por horas,e ter a certeza de que ela vai dedicar um instantinho que seja a seus fãs. E sei o que é ser gratificada por ela ao dizer uma simples frase,e ganhar dela um carinho,quando ela poderia simplesmente me ignorar.
    Não existe artista como a Xuxa. Ela é uma rainha que merece ser chamada como tal.
    🙂

    1. Sim, tem toda razão. Obrigada por curtir o blog!

  16. Diego disse:

    Olha !! Muito bom !! O sucesso não é por acaso.

  17. Kariane Aires disse:

    Vivi toda essa história em minha infância… a Xuxa sempre foi minha Rainha… sempre me emociono muito com ela… Carla admiro muito você e seu trabalho… além de achar você muito linda… muito obrigada por me emocionar mais uma vez!!!

    1. Venha sempre aqui, prometo muitas histórias lindas!

  18. Fabiano disse:

    Gostei do post. E você falou algo que muitos esquecem: que cada uma daquelas pessoas colocou um tijolinho no castelo da sua vitória. Isso deveria ser para todos os profissionais, independente de seu seguimento ou atuação. Infelizmente, na atualidade, isso não vem com o tempo, basta ter uma “mega” produção ou “mega” agente que faz tudo isso ser possível de acontecer. No entanto, um sucesso midiático não quer dizer que irá ser sempre assim, cheios de glamour e reconhecimento. Parabéns, Carla, por refletir sobre tudo isso.

    1. O trabalho é de formiguinha. Mesmo um sucesso estrondoso como o de Xuxa não sobreviveria se ela não soubesse que ele se deve aos fãs. Parabéns pela análise e obrigada!

  19. Delmice Oliveira disse:

    Carla, sempre te admirei, adoro seu trabalho, além de ser linda!!

  20. Ramon Lira disse:

    Isso que você é relatou sobre a Xuxa aconteceu comigo. Exatamente assim que ela agiu. Fiquei impressionado. Aproveitar para elogiar a nobre repórter que admiro muito. Deus abençoe

    1. Vendo os outros comentários, além do seu, vejo que não foi uma coisa inusitada o que aconteceu comigo. Fico feliz de prestar uma justa homenagem à Rainha!

  21. Rodrigo Adriano Gorll disse:

    Carla, admiro você, agora então, mais ainda! Amo a xuxa, conheço a historia e acompanho a carreira, ela é um ser iluminado! Bjus Carla.

    1. Obrigada, volte sempre a visitar o blog!

  22. Rivanildo disse:

    Parabéns pelo texto!!! Emocionante!!! Não conheço Xuxa pessoalmente, mas imagino que seja sim, essa pessoa simples e generosa que descreveu!!! Principalmente por isso que se tornou o que é hoje!!! Também admiro muito você Carla, grande profissional que é, além de muito bela!!!

    1. Essa e realmente a percepção que a maioria tem da Xuxa, e é o que a torna tão querida. Obrigada pelo comentário!

  23. ANNY disse:

    Lendo isso de quem a conheceu de perto dá para entender porque ela leva o título de rainha !!! Pena que poucos conhecem esse lado, preferem julgar! Que lindo isso que vc postou Carla, antes dessa explosão de internet , páginas sociais etc ,sabíamos pouco ou quase nada de vcs jornalistas,hoje estamos bem mais ”próximos” e estou adorando conhecer a Carla pessoa, que faz homenagens, que tem humilde de responder os fãs, que compartilha as experiências. Que tem mais gente assim por aí…

  24. ANNY disse:

    Lendo isso de quem a conheceu de perto dá para entender porque ela leva o título de rainha !!! Pena que poucos conhecem esse lado, preferem julgar! Que lindo isso que vc postou Carla. Antes dessa explosão de internet , páginas sociais etc ,sabíamos pouco ou quase nada de vcs jornalistas,hoje estamos bem mais ”próximos” e estou adorando conhecer a Carla pessoa, que faz homenagens, que tem humilde de responder os fãs, que compartilha as experiências. Que tenha mais gente assim por aí…

    1. Muito obrigada! Acompanho sempre seu carinho comigo e tenha a certeza de que pra nós, jornalistas, também é muito prazeroso ter o retorno de pessoas como você.

  25. Cristina Ramos disse:

    Carla, parabéns!
    Eu já tinha lido o seu texto sobre Xuxa. Mas acho que li rapidamente e não refleti sobre o que estava escrito.
    Hoje estou lendo novamente e refletidamente.
    Que Deus continue abençoando imensamente, artistas como Xuxa e jornalistas como você.

    1. Que bom! Fico feliz de ver minhas mensagens recebidas com o coração. Beijo, Cristina, venha mais vezes!

  26. Francisco Caracas disse:

    Carla, fui às lágrimas com sua crônica. Nada vira sucesso por acaso e dura muito tempo se não tiver força. Eu sou imensamente feliz por ser um adulto digno (hoje professor) e por não ser afeito às drogas, às fofocas ou à falta de vontade de vencer. Ela é minha rainha… Para sempre será. Amei cada palavra do seu texto e, como já era, passei a ser ainda mais seu fã. Infelizmente, no Brasil, tudo que é bonito, transparente e rico (em todos os sentidos, como é o caso da Xuxa) incomoda e causa inveja. Lamentável. Xuxa: ela tem luz própria e muito amor no coração.

    1. Xuxa é muito especial e como todas as pessoas com brilho próprio, provoca esses sentimentos negativos em pessoas medíocres. Só os que trazem sentimentos puros no coração conseguem captar o bem que flui de pessoas iluminadas como ela. Obrigada pelo comentário, me emocionou também, Francisco. Volte logo!

  27. Ótimo artigo. Obrigado pelas informações

    1. Eu que agradeço, Patrícia!

  28. Beto disse:

    Carla, parabéns pelo belo depoimento sobre a Xuxa! Não consegui conter as lágrimas! Xuxa sempre será além de mito e rainha, um ser iluminado que faz a diferença na vida de quem a admira! Ela nos faz mostrar nosso melhor lado, como a alegria, o carinho, a gentileza, a bondade, a atenção, a admiração, o respeito e tantos outros que nos aproxima do ser que ela é! Quando nasci ela já estava na televisão e como tive uma infância bem difícil por conta de problemas de saúde, ficava bastante tempo ligado na tv. Com isso criei uma grande admiração pela Xuxa e pude perceber desde criança que ela era e continua sendo muito especial! Meu maior sonho é conhecê-la pessoalmente e poder dizer o quanto ela é importante para mim. Você tem contato com ela, Carla? Se tem, aproveite e tenha por perto essa pessoa especial! Já admirava seu trabalho como jornalista, pois sempre foi muito profissional e competente! Depois desse depoimento emocionante, passei a admirá-la ainda mais! E parabéns pelo ser humano que você é também, pois só quem é especial e do bem consegue enxergar o lado bom nos outros!

    1. Xuxa é um ser especial, e eu rezo para que ela tenha toda a felicidade que merece. Muito obrigada pelos elogios, Beto, e venha sempre aqui ao blog!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato:
(11) 99795-9819 Carlos Monnerat - horário comercial
Newsletter:
© Copyright 2019 - Carla Vilhena. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily